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Perguntas frequentes

Atualizado em 14/07/16 09:14.

 

 FAQs – Perguntas frequentes sobre o Sistema de Bibliotecas da UFG

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
  
 
A biblioteca é aberta a todos ou somente para alunos da UFG? [topo]
As dependências das bibliotecas da UFG e os acervos podem ser utilizados por qualquer pessoa. O empréstimo domiciliar e alguns outros serviços é que são específicos para quem tem vínculo com a instituição. Os acervos podem ser consultados dentro das bibliotecas e é permitida a fotocópia dentro do limite legal.
 
 
 

 
 
 
 
Quem pode fazer a carteira da biblioteca e pegar material emprestado? [topo]
Apenas a comunidade UFG: estudantes de graduação (presencial e EAD) e de pós-graduação; servidores UFG (docente e técnico-administrativo) efetivo e substituto, na ativa ou aposentado; usuários especiais, ligados à programas de intercâmbio, pesquisa, visita técnica etc.
 
Às pessoas que não se enquadram nestas categorias é facultado o uso dos acervos nas dependências das bibliotecas e a fotocópia dentro do limite legal.
 
 
 

 
 
 
 
 
Quais documentos são necessários para fazer a carteira da biblioteca? [topo]
Para fazer a carteira da biblioteca é necessário apresentar documento de identificação e uma foto 3x4. A primeira via não é paga. A segunda via custa R$ 5. É possível pegar material emprestado a partir do momento em que for dada entrada na carteira. Estudantes, de todos os níveis, devem, primeiro, fazer o treinamento de novos usuários.
 
 
 

 
 
 
 
 
 
Todos os estudantes da UFG são obrigados a fazer a carteira da biblioteca? [topo]
Não. Devem fazer a carteira apenas aqueles que quiserem ter acesso aos serviços oferecidos pelas bibliotecas da UFG, inclusive para usar as Salas Didáticas de Informática. Esta exigência pretende que os serviços restritos à comunidade da UFG, nosso público alvo, sejam prestados realmente à comunidade UFG.
 
 
 

 
 
 
 
 
 
Onde ficam as bibliotecas da UFG?  [topo]
Atualmente o Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi/UFG) possui nove unidades: uma central e nove seccionais, assim distribuídas:
- Biblioteca Central (BC), Câmpus Samambais, saída para Nerópolis
- Biblioteca Câmpus Colemar Natal e Silva (BSCAN), Praça Universitária
- Biblioteca Centro de Ensino e Pesquisa Aplicados à Educação (BSCepae),  Câmpus Samambaia,
- Biblioteca Câmpus Aparecida (BSCAP), Câmpus Aparecida de Goiânia
- Biblioteca da Regional Catalão (BSRC)  
- Biblioteca da Regional Goiás (BSRGO)
- Biblioteca da Regional Jataí (BSREJ) - Riachuelo
- Biblioteca da Regional Jataí (BSREJ) - Jatobá
- Biblioteca Letras e Linguística (BSLL), Câmpus Samambaia
 
Veja mais no link Endereços/Fones, no menu superior do site.
 
 
 

 
 
 

 
 
As bibliotecas da UFG ficam abertas aos sábados também nas férias? [topo]
As bibliotecas da Regional Goiânia não funcionam aos sábados. Veja os horários de funcionamento no link O Sibi/Horários, no menu superior do site.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Para quais serviços on-line serve a senha? [topo]
Para quatro serviços:
- renovação on-line do empréstimo de material bibliográfico;
- reserva de material;
- consulta à ficha de usuário da biblioteca para ver se há débito ou material em atraso;
- sugerir compra de material bibliográfico.
 
 

 
 
 
 
 
Como solicito a senha para serviços on-line? [topo]
 
* Para estudantes e servidores UFG com vínculo regular:
 
  1. Acessar o Portal UFGNet;
  2. No menu superior, clicar em Acadêmico;
  3. Entrar na opção Solicitação de senha da biblioteca;
  4. Clicar em Solicitação senha da biblioteca. A senha será enviada por e-mail;
  5. Lembre-se de fazer logout (Sair).  

A senha é enviada automaticamente para o endereço de e-mail cadastrado no Portal.

 
► Em caso de dúvidas, busque ajuda. 
* O login e a senha serão enviados automaticamente para o e-mail cadastrado no Portal.

 
* Para usuários especiais (estudantes de convênio e professor substituto e/ou visitante):
 
- cadastrar-se na biblioteca como usuário especial;
- enviar um e-mail para comunicabibliotecaufg@gmail.com com nome completo e departamento/órgão que está lotado.
 

 
 

 
 
 
 
 
Perdi meu login e senha para serviços on-line. O que devo fazer? [topo]
Solicite a senha novamente pelo Portal UFGNet. 
Será enviada a mesma senha.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Tento solicitar minha senha para serviços on-line pelo Portal UFGNet e só dá erro. O que devo fazer? [topo]
Os erros no acesso ao Portal UFGNet estão ligados a falhas no cadastro do estudante no Banco de Pessoas da UFG. Este cadastro é feito pela unidade acadêmica/órgão à qual o estudante/servidor está ligado. 
 
Há duas opções para corrigir a falha:
1- vá à coordenação do seu curso/ secretaria da sua unidade e solicite uma revisão no seu cadastro (todos os campos devem estar preenchidos para evitar erros);
 
2- comunique o erro ao Centro de Recursos Computacionais da UFG (Cercomp), no Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, pelos telefones: (62) 3521-1090 e 3521-1079 ou pelo e-mail: sau@cercomp.ufg.br.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
Como faço a renovação on-line? [topo]
PARA RENOVAR, ACESSE O CATÁLOGO AQUI  
Siga os seguintes passos:
1º - No menu superior entre em "Acervos nas bibliotecas" e clique em "Consulta ao catálogo".
 
2º - Quando abrir a nova página, clique, no menu superior, na palavra login
 
3º - Vai abrir uma caixa pequena, digite nela o número do login e senha do usuário;
 
4º - Clique em Circulações/Renovação para ter acesso à lista dos materiais retirados por empréstimo;
 
5º - Selecione marcando no(s) quadradinho(s) o(s) livro(s) que deseja fazer a renovação e clique em Renovar itens selecionados; 
 
6º - Aparecerá uma nota informando se a renovação foi realizada ou se há pedido de reserva para a (s) obra (s); 
 
7º - Caso a renovação tenha tido sucesso, aparecerá a nova data de devolução, quantas vezes ainda é possível fazer a operação e a opção de imprimir um recibo.
 
* O Sibi/UFG recomenda que o usuário faça a renovação do prazo de empréstimo com pelo menos um dia de antecedência.
** Para seu controle, anote a nova data de devolução na ficha no final do livro.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
A reserva de material é feita somente on-line? [topo]
Sim, desde que foram implantados os serviços on-line, a reserva de material só é feita via on-line. É utilizada a mesma senha do serviço de renovação on-line. A reserva só é aceita pelo sistema se não houver nenhum exemplar da obra disponível para empréstimo. Cada usuário pode solicitar a reserva de uma obra por biblioteca.
 
 
 
 

 
 
 
 
Como faço a reserva de material? [topo]
PARA RESERVAR, ACESSE O CATÁLOGO AQUI

Siga estes passos:

1- No menu superior entre em "Acervos nas bibliotecas" e clique em "Consulta ao catálogo"; 

2- No campo Busca rápida ou Busca Combinada escolha a opção de pesquisa e busque a obra/autor desejado;

3- Localize a obra desejada;

ATENÇÃO:

- A reserva só é permitida se todos os exemplares de uma mesma biblioteca estiverem emprestados. Portanto, se a obra estiver presente em várias bibliotecas, selecione em qual biblioteca deseja solicitar reserva.

- Observe também qual a edição que você deseja reservar, se houver mais de uma.

4- No menu direito clique em Detalhes ou Exemplares e verifique a situação atual do material, se ele está emprestado ou não; 

5- Para fazer a reserva clique no ícone Reservar; 

6- Informe o código do usuário, a senha e clique em Reservar;

7- Confirme a localização da obra e a edição da mesma, se houver mais de uma edição;

8- Finalize a reserva. Aparecerá a informação de que a reserva foi incluída com sucesso ou que não pôde ser feita.

 

 

 

 
 
 
 
Como posso saber se a obra que está comigo tem pedido de reserva? [topo]
1º - Acesse o site www.bc.ufg.br e faça a busca da obra de seu interesse;
2º - Localize a obra desejada;
3º - No menu direito clique em Detalhes, vai aparecer a ficha completa da obra;
4º - Role a página e leia a mensagem sobre reservas, do lado direito da página.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Como saber em qual biblioteca está o material que procuro? [topo]
Ao consultar a obra, clique sobre seu título, vai abrir uma ficha com dados completos da mesma. Role a página até o final e observe onde ela está localizada antes de buscá-la na estante.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Se eu perder algum livro de uma das bibliotecas da UFG como devo proceder? [topo]
Apresente-se à biblioteca onde retirou o material emprestado para comunicar a perda e ser orientado sobre os próximos passos.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Não recebi o alerta de devolução, vou ser dispensado de pagar a multa?  [topo]
O alerta de devolução é uma cortesia que as bibliotecas da UFG oferecem. Logo, o não recebimento do mesmo não isenta o usuário da sua obrigação de manter os empréstimos em dia.  O atraso na renovação de material gera multa por dia e por item. Não são contados os sábados, domingos e feriados para efeito de multa.
 
 
 

 
 
 
 
 
A devolução do material pode ser feita por outra pessoa? [topo]
Sim, pois para devolução não é exigida a carteira da biblioteca. No caso de haver multa, esta pode ser paga posteriormente, lembrando que a ficha fica bloqueada até a quitação da multa.
 
 
 

 
 
 
 
 
Posso devolver em qualquer biblioteca o material que peguei emprestado? E renovar? [topo]
A renovação presencial do material e a devolução do material devem que ser realizadas na biblioteca de origem para que o serviço de reserva funcione. Se o material a ser renovado tiver pedido de reserva ele tem que ser devolvido imediatamente e ir para a estante da reserva, onde fica por 24h esperando o solicitante ir pegá-lo. Como não existe um serviço de transporte específico para livros na UFG, eles têm que ser devolvidos na biblioteca de origem e assim a biblioteca garantir o serviço de reserva.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Posso usar a carteira da biblioteca em qualquer uma das bibliotecas da UFG?  [topo]
Sim, a partir da interligação das bibliotecas pelo novo software gerenciador passou a ser possível pegar material emprestado em qualquer uma das unidades. Aos usuários que não possuem a carteira, é facultada a consulta e a fotocópia dentro dos limites legais. Detalhe: o material deve ser devolvido na biblioteca onde foi retirado.
 
 
 
 

 
 
 
 
O que é uma ficha catalográfica e para que serve? [topo]

Produto do serviço Catalogação na fonte. A ficha catalográfica, que é impressa no verso da página de rosto e deve ser feita quando o livro, tese ou dissertação estiver em fase de impressão.

A ficha é obrigatória para efeito de depósito legal, tanto para o material impresso quanto para o digital.

Para comunidade interna da UFG (estudantes de graduação e de pós-graduação presencial e a distância - EAD, servidor técnico-administrativo e docente) o serviço é realizado por meio do preenchimento dos dados diretamente pelo autor no programa de elaboração de ficha catalográfica. Este programa faz a formatação correta dos dados, disponibilizando, ao autor, a ficha normalizada, em um arquivo pdf, que fica disponível para downloade/ou impressão.  

Para quem é da comunidade UFG clique aqui: COMUNIDADE UFG  

 

Para a comunidade em geral, favor entrar em contato pelo telefone (62) 3521-1229 ou por e-mail.  

*  Clique sobre a palavra e-mail com o botão direito do mouse para copiá-lo. 

 

Telefone para contato: (62) 3521-1229 Seção de Processamento Técnico (BC/Sibi-UFG)

 

 

 

 
 
 
 
 
Onde devo solicitar a Declaração de Nada Consta? [topo]
A Declaração de Nada Consta é emitida na hora, no balcão de empréstimo das bibliotecas. O documento pode ser solicitado por outra pessoa mediante um documento pessoal do solicitante ou o nome completo. Vale por 30 dias. Se houver algum débito no nome do usuário solicitante é necessário quitá-lo antes de solicitar a declaração.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
As bibliotecas têm máquinas para reprografia (fotocópias, xerox...)? [topo]
As bibliotecas Central, no Câmpus Samambaia, e Seccional do Câmpus Colemar Natal e Silva, têm um serviço terceirizado de reprografia. Veja os horários de funcionamento destes serviços:
 
* Biblioteca Central – de 2ª a 6 ª, das 8h às 12h e das 13h às 22h. 
 
* Biblioteca do Câmpus Colemar Natal e Silva – de 2ª a 6 ª, das 8h às 22h. 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Posso levar meus alunos para uma visita à biblioteca da UFG? [topo]
Sim, as bibliotecas da UFG recebem grupos de visitantes, mas é preciso agendar a visita com antecedência. Entre em contato por telefone ou pelo Fale conosco.
 
 
 
 

 
 
 
 
Como faço para ter acesso a uma tese ou dissertação defendida na UFG? [topo]
O material pode estar disponível no formato impresso, na Biblioteca Central. Neste caso, faça a busca no link Acervos na biblioteca, no menu esquerdo do site. Procure por autor, título ou assunto.
 
Veja também se a tese ou dissertação que você procura já está disponível on-line na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). O aceso à BDTD é livre a qualquer pessoa. O endereço da BDTD UFG é www.bdtd.ufg.br.
 
 
 
 
 

 
 
 
 
O Portal Capes pode ser acessado de fora da UFG? Preciso de alguma senha para acessá-lo? [topo]
O acesso é feito a partir de um ponto de rede dentro da UFG ou através do acesso remoto pelo  Proxy e/ou pela rede CAFe.
O acesso pela rede CAFe é disponibilizado para toda a comunidade UFG, através do login único. 
O acesso pelo Proxy está disponível apenas para estudantes de pós-graduação, servidores docentes e técnicos administrativos da UFG.
 
É preciso fazer um cadastro para conseguir o acesso remoto.
Veja as instruções site do Centro de Recursos Computacionais da UFG (Cercomp), www.cercomp.ufg.br, menu esquerdo, opção Serviços, opção Proxy Web. 

Para mais informações sobre este assunto: SAU Cercomp, 3521-1079 e 1090.
 

 
 
 

 
 
 
 
O que é o serviço de Comut? [topo]
O serviço Comut - Comutação Bibliográfica permite que se obtenha artigos de periódicos, capítulos de livros, e a obra inteira, no caso de teses e dissertações que não tenham limitação de direito autoral. 

Onde solicitar:

* Biblioteca Central (Câmpus Samambaia, Goiânia)  
Telefone: (62) 3521-1231. e-mail  
 
* Biblioteca Seccional Câmpus Colemar Natal e Silva (Praça Universitária, Goiânia)
Telefone: (62) 3209-6013.
e-mail      
 
* Biblioteca Seccional Regional Catalão
Telefone: (62) 3441-5306. e-mail 
     
 
* Biblioteca Seccional Regional Goiás
Telefone: (62) 3371-1511.
e-mail   
 
* Biblioteca Seccional Regional Jataí
 
   - Unidade Riachuelo: (62) 3606-8137. e-mail 
 
   - Unidade Jatobá: (62) 3606-8261. e-mail 
 
 
 
 

 
 
 
 
As bibliotecas da UFG guardam monografias? [topo]
Não, apenas teses (doutorado) e dissertações (mestrado). Cabe a cada departamento decidir se vai armazenar ou não as monografias que os graduandos ou egressos dos cursos de especialização produzem. Entretanto, as bibliotecas da UFG estão trabalhando na criação de um repositório institucional onde serão depositadas, de forma on line, as monografias de graduação e de especialização produzidas na instituição.
 
 
 

 
 
 
 
As bibliotecas da UFG já têm livros eletrônicos (e-books)? [topo]
Sim. Os primeiros foram adquiridos no segundo semestre de 2010 e as áreas contempladas foram Física (15 títulos), Medicina (298), Nutrição (14) e Psicologia (183), totalizando 509 títulos. No final de 2011 foram adquiridos mais 7 mil títulos, em diversas áreas.

Os livros eletrônicos recém-adquiridos são todos em inglês e no formato PDF. Podem ser lidos na tela do computador ou de um leitor de e-books (um e-reader).

O acesso aos e-books é semelhante ao acesso aos periódicos eletrônicos da Capes: a partir de um ponto de rede dentro da UFG ou via
Proxy (serviço disponível para servidores técnico-administrativos e docentes da UFG, estudantes de pós-graduação stricto sensu, ou seja, mestrado e doutorado na UFG).

A busca aos e-books adquiridos é pelo site do Sistema de Bibliotecas/UFG, em
Acervos virtuais.

 
 
 

 
 
 
 
Posso pedir outra pessoa para pegar, em meu nome, os livros que preciso? [topo]
Não. O empréstimo, bem com a renovação presencial de material informacional nas bibliotecas da UFG são serviços pessoais e intransferíveis. Ou seja, não podem ser delegados para outros.
Exceto em dois casos: licença médica e licença maternidade do titular da carteira da biblioteca. Nestes dois casos é necessário que o (a) licenciado (a) envie uma autorização, por escrito, com o nome do autorizado a fazer as movimentações e o período de validade da autorização.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Como devo proceder em caso de greves e eu estiver com livros para devolver?  [topo]
Em caso de greve os usuários das bibliotecas da UFG têm duas opções:
1- Devolver o livro, entregando-o na biblioteca em que pegou emprestado.
 
2- Ficar com o livro até que as bibliotecas reabram. Neste caso o prazo para devolução sem multas é de 10 dias úteis após a reabertura.
 
Em caso de fechamentos por poucos dias – como, por exemplo, em paralisações, falta de energia elétrica ou reformas – a devolução deve ser feita no dia seguinte à reabertura.
 
Dúvidas procure a Gerência de Atendimento ao Usuário, 3521-1230.
 
 
 
 

 
 
 
 
Preciso fazer alguma coisa para renovar minha carteira da biblioteca? [topo]
Não, para estudantes de graduação e de pós-graduação a carteira é renovada automaticamente quando é renovada a matrícula no início do semestre. Só é preciso fazer outra carteira caso ocorra nova matrícula, seja por novo curso ou nova habilitação do mesmo curso.
 
Para servidores a carteira é válida enquanto houver vínculo com a UFG.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
As bibliotecas da UFG fazem empréstimo entre bibliotecas (EEB)? [topo]
Fazem, somente para docentes e estudantes da pós-graduação Stricto Sensu, mediante solicitação via e-mail para a coordenadora da biblioteca em questão. Todas as bibliotecas do Sibi/UFG disponibilizam o EEB.
 
Para os demais usuários, sugerimos que seja utilizado o serviço de Comutação Bibliográfica (Comut). Ressaltando que o Comut permite que se obtenha cópia de uma obra apenas dentro do limite legal.  
 

Onde solicitar COMUT:

* Biblioteca Central (Câmpus Samambaia, Goiânia)
Telefone: (62) 3521-1231.
e-mail  
 
* Biblioteca Seccional Câmpus Colemar Natal e Silva (Praça Universitária, Goiânia)
Telefone: (62) 3209-6013.
e-mail      
 
* Biblioteca Seccional Regional Catalão
Telefone: (64) 3441-5306. e-mail 
     
 
* Biblioteca Seccional Regional Goiás
Telefone: (62) 3371-1511.
e-mail   
 
* Biblioteca Seccional Regional Jataí
 
   - Unidade Riachuelo: (64) 3606-8137. e-mail 
 
   - Unidade Jatobá: (64) 3606-8261. e-mail 
 
 
 
 

 
 
 
 
Paguei a multa, mas ela ainda consta na minha ficha. O que devo fazer? [topo]
Toda vez que se paga uma multa é preciso passar no balcão de empréstimo para dar baixa no sistema. Caso tenha perdido o comprovante, procure a biblioteca.
Você também pode passar o comprovante para o e-mail atendimentosibi@gmail.com 
 
 
 

 
 
 
 
 
O que acontece se eu não quitar meu débito com a biblioteca? [topo]
Para estudantes, estar em débito com a biblioteca bloqueia a ficha para novos empréstimos, bloqueia a renovação da matrícula e a emissão do diploma ao final do curso.
 
Para servidores (docentes e TA) bloqueia a ficha para novos empréstimos e o processo de aposentadoria, entre outros.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Como é alimentado o cadastro dos usuários nas bibliotecas da UFG? [topo]
O banco de usuários do Sistema de Bibliotecas é alimentado pelos sistemas de matrícula, no caso dos estudantes, e pelo sistema SP, no caso dos servidores UFG (docentes e TA).  
 
 
 
 

 
 
 
 
Como faço para ser bolsista na biblioteca? [topo]
As bolsas para trabalho pagas pela Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária (Procom) foram extintas. A única opção agora são as vagas de estágio, que são ofertadas via edital público.
 
 
 

 
 
 
 
As bibliotecas da UFG vão trocar as carteiras pelo cartão de identificação? [topo]
O cartão de identificação não substitui a carteira da biblioteca.
É necessário fazer a carteira da biblioteca para utilizar os serviços oferecidos pelo Sibi/UFG. 
 
 

 
 
 
 
 
Como é feita a compra de livros para as bibliotecas da UFG? [topo]
A compra de material informacional (livro, periódico, CD, DVD, mapa etc.) é feita de acordo com a solicitação de cada curso. Cada unidade de ensino tem um representante no Conselho de Bibliotecas, cuja função é levantar, entre os professores de cada curso, os materiais necessários para serem adquiridos anualmente. Esta lista é enviada para a biblioteca, que monta um processo e passa para a administração da UFG comprar.
A UFG recebe uma verba anual para distribuir entre os cursos de graduação. O valor total é dividido de forma igual entre os cursos, com exceção de quando há cursos novos, pois neste caso os novos recebem maior incentivo financeiro para montar a bibliografia básica. 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Que caminho segue o livro quando ele é comprado pela UFG? [topo]
Na UFG a compra dos materiais informacionais é feita na modalidade pregão eletrônico. Uma vez feita a compra, os materiais são entregues, pela editora/distribuidora, no Departamento de Material e Patrimônio (DMP). Depois que o livro é entregue à UFG ele vai para a Biblioteca Central. Lá passa por duas fases de registro, depois é encaminhado para a biblioteca onde ele será depositado e só então vai para a estante. 
 
 
 

 
 
 
 
 
Qual critério utilizado para distribuir as obras entre as bibliotecas? [topo]
Os materiais bibliográficos (livros, periódicos e outros) são distribuídos de acordo com o pedido de compra. Ou seja, a obra vai para a biblioteca mais próxima da unidade acadêmica que solicitou sua compra. Exemplo: um livro de matemática básica que foi solicitado pelo curso de Engenharia Civil será depositado na Biblioteca do Câmpus Colemar Natal e Silva – que é a mais próxima da Escola de Engenharia Civil. Outro exemplo: o curso de Psicologia funciona no Câmpus Colemar Natal e Silva, Setor Universitário. Mas se o curso de Publicidade e Propaganda solicitar a compra de um livro da área de psicologia, este será depositado na Biblioteca Central, Câmpus Samambaia, que é a mais próxima de onde o curso solicitante funciona. 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Os estudantes da UFG podem sugerir a compra de um título? [topo]
Podem e devem. A sugestão pode ser feita pelo fale conosco do site da biblioteca, www.bc.ufg.br ou na opção Sugestão quando se faz o login para renovação e reserva de material. E também pelo Fale conosco.
 
 
 
 

 
 
 
 
A cobrança de taxas na UFG foi suspensa. A multa da biblioteca não será suspensa também? [topo]
As taxas cujas cobranças foram suspensas são aquelas que impedem ou dificultam o acesso do estudante ao ensino, como é o caso da taxa de matrícula.
No caso das bibliotecas, o acesso do estudante a todo material informacional sempre esteve garantido sem a cobrança de taxas.
A multa não é taxa, é uma sanção disciplinar e só é gerada quando há atraso na devolução do material emprestado.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Não encontrei na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações o trabalho que procurava. A BDTD da UFG não deveria ter todos os já defendidos na instituição? [topo]
A UFG aderiu à BDTD em 2006. A partir de então os programas de pós-graduação passaram a ser obrigados a enviar, para o Sistema de Bibliotecas, suas teses e dissertações em formato impresso e digital. Uma resolução da UFG determina que todas as teses e dissertações de 2008 em diante deverão ser disponibilizadas na BDTD. Cabe ao Sibi/UFG o serviço de viabilizar a publicação de forma on-line no site à medida que a mesma chega até o Sistema de Bibliotecas.
 
Outras informações sobre a BDTD podem ser solicitadas à bibliotecária responsável por ela na UFG, Cláudia Moura, claudiamoura18@gmail.com e (62) 3521-1183.
 
 
 
 

 
 
 
 
As bibliotecas da UFG comercializam livros?  [topo]
Não. O órgão que comercializa obras na instituição é a Editora. Contato: comercial@editora.ufg.br e (62) 3521-1351. Para acessar o catálogo da editora o endereço é www.editora.ufg.br. A livraria virtual da editora fica neste endereço: www.isthmus.com.br/ufg.
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
O que é a Coleção de Reserva? [topo]
A coleção de reserva é composta por obras em duas situações:
1-  indicadas para estudo ou atividades de pesquisas e que as bibliotecas do Sibi/UFG possuem poucos exemplares. São chamadas de grande demanda. Um exemplar de cada obra de grande demanda é guardado na coleção de reserva; 
 
2- indicadas em edital para concursos e seleções de pós-graduação. Neste caso, a permanência da obra nesta coleção é temporária e solicitada por um professor. Ele também determina o período de permanência da obra nesta coleção.
 
As obras desta coleção saem para empréstimo domiciliar na sexta-feira, às 15h, e devem retornar na segunda-feira, ou no primeiro dia útil seguinte, até as 10h. No caso de feriado na sexta-feira, as obras saem na quinta-feira.
 
A multa por atraso na devolução destas obras é por hora

 

 


 
 
 
Quem procuro para realizar uma exposição na biblioteca? [topo]

Procure o Setor de Comunicação, na Biblioteca Central, Câmpus Samambaia da UFG. Fone 3521-1396 ou comunicabibliotecaufg@gmail.com

 

 


 

  

 Perdi minha carteira da biblioteca. Como devo proceder?

Basta solicitar a segunda via da carteira. Esta é paga, custa R$ 5,00. Basta gerar a GRU no valor exato, fazer o pagamento e levar o comprovante, juntamente com uma foto 3x4, até a biblioteca do seu interesse.

Para gerar a GRU clique aqui.

 

 

 

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