Weby shortcut
facebook

Histórico

Atualizado em 18/05/18 10:36.
 
Sistema de Bibliotecas da UFG: 44 anos de história
 
A história do Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi/UFG) começa em 24/08/1973 com a fusão de 13 bibliotecas departamentais que funcionavam em unidades de ensino, passando a reunir os acervos no mesmo prédio da Faculdade de Direito, Setor Universitário. Nascia assim a primeira unidade do Sibi/UFG: a Biblioteca Central (BC).
 
No final da década de 1980 um acordo da UFG com o Ministério da Educação possibilitou a construção de um prédio específico para a biblioteca no Câmpus Samambaia, para onde a Biblioteca Central foi transferida em 1989.
 
A mudança exigiu a divisão do acervo existente entre duas bibliotecas: o novo prédio da Biblioteca Central (BC), no Câmpus Samambaia, e a segunda unidade do Sibi, a Biblioteca Câmpus Colemar Natal e Silva (BSCAN), no, Setor Universitário. Com a criação dos câmpus no interior do Estado foram surgindo novas bibliotecas.
 
Hoje o Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi/UFG), que é vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), é composto por dez unidades, sendo uma central e nove seccionais.
 
A perspectiva é de que, em breve sejam 12 unidades, com a criação de mais duas seccionais.
 
As dez unidades já existentes do Sibi/UFG são:

1- Biblioteca Central (BC) - Câmpus Samambaia, saída para Nerópolis

2- Biblioteca Seccional Câmpus Colemar Natal e Silva (BSCAN) - Setor Universitário

3- Biblioteca Seccional Câmpus Aparecida de Goiânia (BSCAP)

4- Biblioteca Seccional Centro de Ensino e Pesquisa Aplicados à Educação (BSCepae) - Câmpus Samambaia

5- Biblioteca Seccional Letras e Linguística (BSLL)

6- Biblioteca Seccional Museu Antropológico (BSMA)

7- Biblioteca Seccional Regional Catalão (BSRC)

8- Biblioteca Seccional Regional Goiás (BSRGO)

9- Biblioteca Seccional Regional Jataí - Unidade Riachuelo (BSREJ Riachuelo)

10- Biblioteca Seccional Regional Jataí - Flor-do-Cerrado (BSREJ Flor-do-Cerrado) 

 
O Sibi/UFG reúne cerca de 350 mil exemplares de materiais, entre livros, CD de música, CD-Rom, partituras, discos de vinil, mapas, fitas em VHS e em DVD, além de um banco de teses e dissertações produzidas na UFG.
 
As bibliotecas são informatizadas e participam do Portal Capes – que disponibiliza mais de 12 mil títulos de periódicos eletrônicos com textos completos e mais 80 bases de dados com resumos de documentos científicos. Também mantém convênios com o IBICT e com a Bireme para o serviço de Comutação Bibliográfica (Comut).
 
Oferece diversos serviços, alguns deles restritos à comunidade da UFG – que é composta por estudantes de graduação e de pós-graduação com matrícula atualizada na instituição, servidores docentes e técnico-administrativos ativos e inativos.
 
O Sibi também é responsável pelo Portal de Periódicos da UFG, pela Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da instituição e pelo Repositório Institucional, coordenados pela Gerência de Recursos Tecnológicos (GRT).
 
Consciente de seu importante papel de disseminador da informação, o Sistema de Bibliotecas da UFG serve também de centro de pesquisa a todos os segmentos da sociedade que necessitam do insumo informacional para seu desenvolvimento.
 
Neste sentido, seus acervos são abertos, a qualquer pessoa, para consulta. Bem como seus espaços de estudo podem ser utilizados por quaisquer interessados.