Logo sibi ufg
noticia1239302576.jpg

Biblioteca Central oferece wireless

Atualizada em 24/01/12 08:26.

 

 

Visando facilitar ainda mais a vida dos seus usuários, em janeiro passado a Biblioteca Central da UFG (BC) passou a oferecer o serviço de internet sem fio – conhecida também como wireless ou Wi-Fi. O prédio, que tem mais de sete mil metros quadrados, foi dotado com três pontos de rede wireless. O trabalho na BC foi realizado pela equipe do Centro de Recursos Computacionais da UFG (Cercomp) e acompanhado pela equipe de informática do Sistema de Bibliotecas (Sibi/UFG).

As redes sem fio (Wi-Fi), também conhecidas como Wireless Local Area Networks (WLANs), são redes onde não é preciso utilizar cabos para conexão. Ao conectar numa rede Wi-Fi o usuário quase não percebe diferença entre usar ou não um cabo para transmitir e receber dados, de acordo com a equipe de informática do Sibi/UFG. A maior diferença é que, em vez de conectar um cabo, o usuário deve selecionar qual rede sem fio quer utilizar, buscando sempre conectar aquela que está com melhor sinal.

Para usar a Wi-Fi é preciso ter um laptop ou PDA com suporte para WLAN – ou seja, uma placa de rede sem fio (Wi-Fi) interna ou um dispositivo externo, como um cartão PCMCIA ou um adaptador sem fio USB. De acordo com a equipe de informática do Sibi/UFG, a rede da Biblioteca Central suporta qualquer aparelho que tenha capacidade de usar os padrões 802.11 b/g (padrões de rede sem fio).

Uma vez conectado à rede da Biblioteca Central, serão apresentadas ao usuário as restrições da rede sem fio (Wi-Fi). A rede wireless da Biblioteca Central tem a intenção de atender as necessidades da comunidade universitária e, portanto, é de responsabilidade do usuário o zelo pela segurança de seus dados e de seu equipamento.

 

Segurança e conexão

Como não é permitido circular dentro da BC com mochilas, bolsas e afins, o serviço de portaria da BC está fornecendo uma sacola plástica transparente e retornável que deve ser utilizada para transportar os equipamentos e seus acessórios enquanto o usuário estiver nas dependências da biblioteca.

Por questão de segurança, não é permitido o uso da rede sem fio da BC para acesso a conteúdo pornográfico, pirataria de software, áudio ou vídeo e transmissão de qualquer material que possa violar questões de direito autoral, prejudicar, difamar ou agredir outros. A equipe de informática do Sibi/UFG, apoiada pela equipe do Cercomp/UFG, orienta ainda que o usuário não acesse sites não-seguros, tendo em vista que a BC não se responsabiliza por prejuízos que possam vir a ocorrer nos equipamentos dos usuários causados por vírus, por exemplo.

Ressalta ainda que os equipamentos têm formas diferentes de permitir o acesso à rede wireless. Logo, o ideal é que cada usuário consulte o manual do seu equipamento para habilitar a rede sem fio (Wi-Fi). Outro detalhe é que não é necessário o uso de senha para conectar-se à rede Wi-Fi da BC.  

As redes sem fio da Biblioteca Central são denominadas por números: Biblioteca Central-1, Biblioteca Central-2 e Biblioteca Central-3. Tanto no ambiente Windows XP quanto no Vista é necessário que o usuário visualize as redes disponíveis e escolha aquela que apresentar melhor sinal. No caso de problemas com a conexão à rede Wi-Fi da BC, basta solicitar apoio à equipe de informática da biblioteca.

 

Setoriais

A UFG também disponibiliza rede wireless em outros prédios – como na Reitoria, no Campus 2, e na Unidade Riachuelo da Biblioteca do Campus Jataí. A Unidade Jatobá, em Jataí, ainda não tem previsão para oferecer o serviço. De acordo com a coordenação da Biblioteca do Campus Catalão, a direção do Campus está se organizando para oferecer o serviço em breve.

Na Biblioteca Setorial do Campus 1 (BSCAMI) o serviço de wireless ainda não está disponível, mas biblioteca oferece pontos de rede via cabo para os usuários na Seção de Referência. Além disso, é possível acessar a rede wireless instalada pela Prefeitura de Goiânia na Praça Universitária. A antena desta rede, que é pública, fica na parte de cima da Biblioteca Marietta Teles Machado e o sinal cobre toda a área da praça.

 

Fonte: Sibi/UFG