Logo sibi ufg

Blogs Biblioteconomia

Atualizada em 16/01/12 10:32.

 

BLOGS DE INTERESSE DA ÁREA DE BIBIOTECONOMIA

 

Abrindo Espaço [http://katyushasouza.blogspot.com/] Editado por Katyusha Souza; cobre a “gestão do conhecimento, da Informação, usabilidade, Arquitetura de Informação, Ciência da informação, Biblioteconomia, mídia”.

Amigos do Livro [http://www.amigosdolivro.com.br/home.php]O portal foi inaugurado no dia 6 de outubro de 2001 e pertence ao Grupo Editorial Scortecci. Um endereço para estudo, pesquisa, divulgação e promoção do livro e do hábito da leitura. Tudo nele é grátis.

Balcão de Biblioteca [http://balcaodebiblioteca.blogspot.com/] Editado pela bibliotecária portuguesa Claudia Lopes; inclui “notícias, histórias, reflexões, novidades e curiosidades, na área das Ciências Documentais, mais especificamente das bibliotecas”.
 
Bibliofilmes [http://bibliofilmes.blogspot.com/] Editado por um grupo de portugueses que aborda filmes e livros; é uma “iniciativa para a Comunidade da Língua Portuguesa usando um novo conceito de promoção do livro, da biblioteca e da leitura através das novas tecnologias e do cinema”.
 
BiblioFotoTeca [http://bibliofototeca.blogspot.com/] Inclui “fotografias sobre mundo dos livros e das bibliotecas”.
 
Biblioteca de Jacinto [http://abibliotecadejacinto.blogspot.com/] Editado por Maria Clara Assunção, aborda noticias de Biblioteconomia e de literatura. Nota: inclui um aviso de que não aplicará no blog o novo Acordo Ortográfico!
 
Bibliotecário Anarquista [http://bibliotecarioanarquista.blogspot.com/] Editado pelo bibliotecário português Adalberto Barreto Lisboa, aborda as bibliotecas públicas, história em quadrinhos, direitos do autor e acesso à informação.
 
Bibliotecas em Portugal [http://bibliotecas-.blogspot.com/] Editado por Fernando Vilarinho e José Pedro Silva; inclui notícias sobre a área de Biblioteconomia e bibliotecas públicas.
 
Bibliotecários sem fronteiras [http://bsf.org.br/] Editado pelos bibliotecários brasileiros Tiago Murakami, Moreno Barros, Viviane Silva, Diego Abadan e pela colega portuguesa Maria Clara Assunção. Blog de grande audiência e inclui muitos comentários dos seus leitores.
 
Bibliotecas portuguesas [http://bibliotecasportuguesas.blogspot.com/] Editado por José Pedro Silva, é um espaço “de notícias, novidades, troca de idéias, partilhas, experiências, e reflectir sobre o futuro das bibliotecas”.
 
Biblioteconomia [http://blogbiblioteconomia.blogspot.com/] Editado em Portugal, inclui notícias gerais sobre a área.
 
Biblio Portal [http://www.biblioportal.blogger.com.br/] Editado desde março de 2004, pelo bibliotecário paraense Alexandre Siqueira; inclui notícias gerais sobre a área.
 
Bibliotequices [http://bibliotequices.blogspot.com/] Inclui notícias sobre bibliotecas, ciências documentais e informação; com ênfase em filmes e vídeos.
 
Bibliovagas [http://www.bibliovagas.blogspot.com/] Editado por Fernanda Gilhon, Nelson Oliveira da Silva e Marcos Girardi; noticia opiniões sobre o profissional da informação e noticiário sobre o mercado de trabalho.
 
Bibvirtual [http://bibvirtual.blogs.sapo.pt/] Editado por António Regedor, inclui notícias sobre bibliotecas e bibliotecários portugueses; com ênfase na biblioteca escolar.
 
Bitbiblio [http://bitbiblio.blogspot.com/] Editado pelo professor David Vernon; com ênfase nos aspectos de tecnologia e informação voltada para a ciência da informação.
 
Blog do Kuramoto [http://kuramoto.wordpress.com/] Editado por Hélio Kuramoto, aborda o movimento dos arquivos abertos e as fontes de informação de acesso livre.
 
Cibertecário 0.2 [http://cibertecario02.blogspot.com/] Editado pelo bibliotecário português Eloy Rodrigues, aborda “o acesso livre à literatura científica (Open Access), os repositórios institucionais, as bibliotecas universitárias e as digitais”.
 
Coisa de Bibliotecário [http://www.coisadebibliotecario.com.br/] Blog de Biblioteconomia, Bibliotecários, Seminários sobre Bibliotecas, Palestras, Bibliotecas modernas, Livros, Empregos, Concursos, Cursos para bibliotecários, Bibliotecários na web.
 
Edson Nery da Fonseca [http://edsonnerydafonseca.blogspot.com/] Editado por alunos de Biblioteconomia da Universidade Federal de São Carlos; inclui noticiário sobre a obra do grande bibliotecário brasileiro Edson Nery da Fonseca.
 
Educação Bibliotecária [http://francisco-chagas-souza.blogspot.com/] Editado pelo professor Francisco Chagas Souza, da Universidade Federal de Santa Catarina; aborda a informação e sociedade, a biblioteca e educação, ética e estudos de usuários.
 
Entre Estantes [http://entreestantes.blogspot.com/] Editado por Bruno Duarte Eiras, com notícias e comentários enfatizando a leitura.
 
Gestão da Informação [http://www.gestaoinformacao.blogspot.com/] Editado por Sofia Neto, aborda a gestão da informação em seus variados aspectos.
 
Infofagia [http://infofagia.wordpress.com/] Editado por Tudor Mendez; inclui notícias sobre variados assuntos da área.
 
Infohome [http://www.ofaj.com.br/] É quase um portal, dirigido pelo professor Oswaldo Francisco de Almeida Junior; inclui colunas produzidas por especialistas, imagens, curiosidades, mercado de trabalho e noticiário sobre as mais diversas áreas da Biblioteconomia.
 
Infolegis [http://www.infolegis.com.br/] Dedica-se à pesquisa juridica. Auxilia o bibliotecário jurídico a localizar informação jurídica estrangeira. Contém links para manuais de pesquisa que explicam o sistema jurídico de vários países selecionados e fontes para a busca de textos de legislação estrangeira. Criado e mantido por Edilenice Passos, do Senado Federal.
 
Informação [http://a-informacao.blogspot.com/] Editado, desde junho de 2005, por três profissionais brasileiros (André Ricardo Luz, Michelangelo Viana, Murilo Bastos da Cunha) e três portugueses (Eloy Rodrigues, Nuno de Matos, Paulo Sousa); cobre aspectos variados.
 
Informação para a Internet sobre as bibliotecas 2.0 [http://informacaoeinternet.blogspot.com/] Editado pelos bibliotecários portugueses Sérgio Bernardo e Filipa Marinho Caldeira; com ênfase nos aspectos da biblioteca no ciberespaço.
 
Librarian [http://andremonteirovieira.blogspot.com/] Editado pelo bibliotecário português André Monteiro Vieira; inclui notícias diversas relacionadas com a área.
 
Na Biblioteca, ao Sul [http://a-bibliotecasul.blogspot.com/] Editado pela bibliotecária portuguesa Emilia Lucia Pacheco; inclui notícias sobre as bibliotecas localizadas no Sul de Portugal.
 
Librarianship [http://biblio20.wordpress.com/] Editado pelos estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais, Anderson Batista e Joana Angélica; inclui notícias gerais da área.
 
Papalugui [http://opapalagui.blogspot.com/] Editado pelo português Nuno Marçal; com fotografias e comentários sobre as viagens do carro-biblioteca na região de Proença-A Nova.
 
Rato de Biblioteca [http://ratodebiblioteca.blogspot.com/] Editado pelo bibliotecário português Pedro Príncipe, aborda as inúmeras facetas da biblioteconomia, com ênfase na tecnologia.
 
R020 Bibliotecología y Ciencias de la Información [http://www.r020.com.ar/] Promove a investigação e difusão de conhecimento em Biblioteconomia e Ciências da Informação. Possui um diretório de recursos, um diretório de Bibliotecas Argentinas, um diretório de cursos de Biblioteconomia na Argentina, lista de softwares para o trabalho do bibliotecário e textos. Criado e mantido por especialistas argentinos. Em espanhol.
 
Sphere [http://sphere-project.blogspot.com/] Editado por seis portugueses; aborda os aspectos da tecnologia digital nos processos de acesso e difusão da informação científica.
 
Viva Biblioteca Viva [http://vivabibliotecaviva.blogspot.com/] Editado pela bibliotecária portuguesa Luisa Alvim, com ênfase na tecnologia da informação.
 
Web 2.0 PT [http://web20pt.wordpress.com/] Editado pelo português Lino Oliveira; cobre as tecnologias, aplicações e ferramentas da web social e semântica.
 
Web Librarian [http://wl.blog.br/] Editado pelo bibliotecário Alexandre Berbe; cobre Biblioteconomia, Cibercultura e Arquitetura de Informação.


Fonte: Sibi/UFG