Foto doação livro CEPAE 8

Adufg-Sindicato faz doação de livros para biblioteca do Cepae

Atualizada em 20/06/22 09:50.

Obra sobre iniciação científica no ensino médio já está à disposição dos alunos

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) realizou, nesta quarta-feira (15/06), a doação de 30 exemplares do livro “Iniciação à Pesquisa Científica no Ensino Médio” para a biblioteca do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (Cepae/UFG). De autoria da professora Rita de Cássia de Oliveira Reis, que também é coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica (NICEB) e da Rede de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos (REIA), a obra funciona como um guia de orientação no processo de planejamento, elaboração e apresentação de pesquisa e trabalhos escolares.

A diretora de Convênios e de Assuntos Jurídicos do Adufg-Sindicato, professora Ana Christina de Andrade Kratz, representou a entidade durante a entrega. “A ciência é a maior arma contra a desinformação. Iniciar a pesquisa já no ensino básico é de suma importância para a educação no País. O Cepae tem esse diferencial, que é incentivar a ciência. Com a doação desses livros, ganha o Cepae e ganham os alunos”, destaca.

O diretor do Cepae, Alcir de Horácio da Silva, reforçou que a unidade é pioneira em promover a iniciação científica ainda na educação básica. Segundo ele, nenhuma outra escola no Estado pratica o Trabalho de Conclusão de Curso para os alunos que estão saindo do ensino médio. “Por isso, os livros doados serão essenciais para os nossos estudantes. Eles darão condições de subsídio e conhecimento para a execução do trabalho de iniciação científica”, explica o docente.

“O livro traz a minha trajetória enquanto professora de história e de metodologia científica na graduação e pós-graduação. É uma versão para a educação básica do que já trabalhamos no ensino superior, porque acreditamos que, quanto antes o aluno tiver contato com os princípios da produção científica, melhor será a sua formação acadêmica”, comemora a autora e professora, Rita de Cássia.

Foto doação livro CEPAE 1 Foto doação livro CEPAE 2 Foto doação livro CEPAE 6

Foto doação livro CEPAE 4

Foto doação livro CEPAE 5

Foto doação livro CEPAE 7