Logo sibi ufg

Campanha "Obra-Prima" é lançada

Atualizada em 21/08/14 11:44.
 
 
 
 
Em agosto último foi lançada a campanha Obra-Prima, criada pela ASCOM – Publicidade Institucional a pedido do Sistema de Bibliotecas da UFG. A campanha é direcionada aos servidores e usuários de todas as bibliotecas da instituição. 
 
Com a campanha o Sibi busca uma mudança comportamental com relação a atitudes que, além de prejudicar os ambientes de trabalho e de estudo, comprometem a qualidade no atendimento prestado pelas bibliotecas.
 
As atitudes que o Sibi pretende minimizar com esta campanha são: barulho nas áreas de estudo das bibliotecas; desrespeito aos prazos de devolução/renovação; má conservação das obras; reposição de livros de maneira incorreta nas estantes; desorganização dos espaços de estudo e de trabalho.
 
Para simbolizar as atitudes visadas na campanha foram selecionadas cinco grandes obras das artes plásticas no mundo. Cada obra está ligada a uma das atitudes da seguinte forma: O grito, de Edvard Munch, tem a ver com o silêncio; Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, com a conservação e a limpeza; Persistência da Memória, de Salvador Dalí, remete ao cumprimento de prazos; Marilyn Monroe, de Andy Warhol, cita a organização; Mulher com Livro, de Pablo Picasso, reflete sobre a leitura.
 
Através de intervenções gráficas, foram feitas comparações das obras com as atitudes citadas. A ideia é que se faça uma reflexão em cima da alteração feita na obra.
 
Uma vez implantada a campanha, espera-se a mudança de comportamento de servidores e usuários, possibilitando o uso adequado dos recursos e acervos disponíveis, bem como maior conservação dos mesmos.
 
Materiais
Para a campanha Obra-Prima foram desenvolvidos três tipos de materiais: * cartazes – que serão distribuidos de maneira estratégica nas bibliotecas, unidades e órgãos da UFG; * marcadores de páginas – a serem distribuídos nos setores de empréstimo das bibliotecas; * abas para prateleiras – que serão colocadas nas laterais das estantes de livros em cada biblioteca.
 
A equipe de Publicidade da Ascom começou, no dia 05/08, a distribuição dos materiais. A primeira biblioteca a receber a campanha foi a BC. Em seguida, BSCepae, BSLetras e BSCAMI (Campus I). Na sequência as bibliotecas dos Campi também receberão o material, nesta ordem: Goiás, Catalão e Jataí.
 
Paralelamente estão sendo distribuídos, para as unidades e órgãos da UFG, o cartaz que reflete sobre a leitura – Mulher com Livro, de Pablo Picasso – como parte da estratégia de divulgação.
 
Conheça todo o material da campanha em uma das bibliotecas do Sibi/UFG. Sugestões a respeito da campanha são muito bem vindas, já que a segunda etapa da mesma é a avaliação. Acesse o Fale conosco e dê sua opinião.
 
    
 

 

Fonte: Sibi/UFG