noticia1266598031_ORIG.jpg

Treinamento para novos usuários 2010

Atualizada em 21/08/14 11:44.

Começou no dia 1º de março o treinamento para novos usuários do Sistema de Bibliotecas da UFG. Este treinamento é obrigatório para todos os estudantes de graduação e de pós-graduação da UFG – seja da modalidade presencial ou EAD. Para servidores UFG (técnico-administrativos e docentes) o treinamento é facultativo.

O objetivo do treinamento é orientar os novos usuários quanto: ao uso dos serviços e recursos disponíveis nas bibliotecas, à preservação e conservação dos acervos, aos horários de funcionamento, às normas de utilização dos acervos; e aos seus direitos e deveres.

A novidade para 2010 é o treinamento no formato on line, via Portal do Aluno e também do Servidor. Neste novo formato o próprio usuário define quando e onde quer fazer o treinamento.

Ele também decide quanto tempo o treinamento vai durar, pois é possível ler e reler o material quantas vezes achar necessário. O material poderá ser acessado a partir do dia 1º de março a partir de qualquer computador com internet e ficará disponível durante o ano todo. Desta forma o usuário poderá voltar ao material do treinamento quantas vezes quiser.

Caso prefira, a partir de é possível também fazer o treinamento na Sala de Informática da Biblioteca Central (BC), Campus 2, e da Setorial do Campus 1 (BSCAMI), Praça Universitária, com o acompanhamento de um funcionário capacitado.

Outra opção é o formato presencial de treinamento, que já é tradição no Sibi/UFG. Trata-se de uma palestra com cerca de 30 minutos de duração ministrada por bibliotecários.

Os interessados no treinamento presencial devem procurar a biblioteca de seu interesse para ver os horários disponíveis. Veja aqui os horários na Biblioteca Central para o primeiro semestre 2010.

Acesso on line

Para acessar o material do treinamento on line basta entrar no Portal do Aluno ou do Servidor e ir aos links: Sistemas Administrativos/Treinamento/Treinamento on line do Sibi-UFG.

Para que o treinamento inicie é preciso desabilitar o bloqueador de pop ups da máquina que estiver sendo usada (veja aqui como desbloquear nos navegadores Internet Explorer e Mozilla Firefox).

Uma vez concluído o treinamento o usuário deverá clicar no botão “Concordo”. Em seguida, levar, à biblioteca da UFG mais próxima, um documento pessoal e uma foto 3x4 para emissão da carteira de usuário do Sibi.

Esta carteira é pessoal e intransferível. Será substituída pelo cartão de identificação assim que houver condições técnicas para isto.

Para acessar o treinamento on line:

1- desabilite o bloqueador de pop ups (veja aqui como);

2- entre no Portal do Aluno ou do Servidor
ATENÇÃO:
a) o login do Portal do Aluno e do Servidor pode ser sua matrícula na UFG ou o número de CPF.

b) quem ainda não tem a senha de acesso basta colocar o login e clicar em Solicitar senha. Ela será enviada para o email que está cadastrado na sua ficha;

c) problemas de acesso aos Portal do Aluno e do Servidor devem ser resolvidos pelo CERCOMP, fones 3521-1079 e 1090.

3- vá aos links Sistemas Administrativos e Treinamento;

4- link Treinamento de Usuários - Sistema de Bibliotecas da UFG;

5- clique em Selecionar.

6- faça o treinamento e, quando finalizar, clique em "Concordo";

7- vá até a biblioteca da UFG mais próxima levando documento de identificação pessoal e uma foto 3x4 recente para emissão da carteira de usuário.

Dúvidas sobre o treinamento e/ou sobre a biblioteca podem ser sanadas pelos telefones 3521-1116 e 3521-1230 ou pelo e-mail comunicacao@bc.ufg.br.