Logo sibi ufg
noticia1259760216.jpg

Terra, planeta arte

Atualizada em 15/02/12 11:21.
Exposição reúne imagens de satélites da Nasa, selecionadas pelo engenheiro agrônomo Anatoly Kravchenko, professor aposentado da UFG


A exposição Terra, planeta arte traz 23 imagens feitas por satélites da Nasa e do USGS – órgão do governo dos Estados Unidos de exploração do espaço orbital e serviço geológico. As imagens foram selecionadas pelo engenheiro agrônomo Anatoly Kravchenko, entre as várias que tem em seus arquivos, e reproduzidas em tamanho 1m x 1m. 
 
De acordo com Anatoly, a ideia da exposição veio após 27 anos de trabalho com fotos de satélite. “Comecei a notar a beleza presente nas imagens e achei que deveria torná-las acessíveis às pessoas colocando-as em uma exposição. A maioria não terá possibilidade de ver estas imagens de outra forma”, comenta. A seleção, conta o engenheiro agrônomo, foi feita com base na beleza de cada imagem e o conjunto representa vários pontos da Terra, numa verdadeira arte natural do Planeta.
 
Para montar a exposição Anatoly Kravchenko teve patrocínio do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Goiás (CREA-GO). A estreia da mostra foi há cinco anos, na sede do CREA em Goiânia. O material também já foi exposto em dois shoppings da cidade.
 
Quem é Anatoly Kravchenko
Professor aposentado da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, Anatoly Kravchenko foi titular das disciplinas de Aerofotogrametria, Aerofotointerpretação e Sensoriamento Remoto. Também ministrou a disciplina Construções Rurais. 
 
Engenheiro agrônomo formado pela primeira turma de Agronomia da UFG, pós-graduou-se em Engenharia Rural na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). E também no Centro Interamericano de Planejamento Rural, da Organização dos Estados Americanos, em Bogotá, Colômbia. 
 
Traz ainda, no currículo, os títulos de especialista em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais de São José dos Campos (SP) e mestre em Ciências da Engenharia Agrícola, na área de Aerofotointerpretação, pela Universidade Federal de Santa Maria (RS). 
 
É autor de vários trabalhos e livros na área ambiental, fotointerpretação e fotogrametria. Atualmente atua como consultor autônomo.  
 
 
Serviço
Data: 3 a 19 de dezembro de 2009.  
Local: Biblioteca Central da UFG, Campus 2, saída para Nerópolis.
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 22h45; sábados, das 8h às 18h. Aos domingos e nos feriados a BC está fechada.
 
 
 

Fonte: Sibi/UFG