Logo sibi ufg

Biblioteca do Campus 1 também oferece internet sem fio (wireless)

Atualizada em 24/01/12 08:26.

 

 

Desde o dia 15 de setembro os usuários da Biblioteca Setorial do Campus 1 (BSCAMI) passaram a contar também com o serviço de internet sem fio – conhecida como wireless ou Wi-Fi.  

Foi instalado na biblioteca um ponto de rede wireless e o nome que aparece, ao se conectar a rede, é Biblioteca Setorial UFG. Assim como na Biblioteca Central (BC), não é necessário o uso de senha ou de cadastro prévio para conectar-se à rede Wi-Fi.

O trabalho na BSCAMI foi coordenado pela direção do Sibi/UFG – com o apoio da gerência da BSCAMI e do Centro de Recursos Computacionais da UFG (Cercomp) – e realizado pelo servidor Marcelo Veloso, reponsável pela área de informática naquela biblioteca. 

As redes sem fio, também conhecidas como Wireless Local Area Networks (WLANs), são redes onde não é preciso utilizar cabos para conexão. Para usar a Wi-Fi é preciso ter um laptop ou PDA com suporte para WLAN – ou seja, uma placa de rede sem fio (Wi-Fi) interna ou um dispositivo externo, como um cartão PCMCIA ou um adaptador sem fio USB.

 

Segurança e conexão

A rede wireless da BSCAMI, assim como a da BC, tem a intenção de atender as necessidades da comunidade UFG e, portanto, é de responsabilidade do usuário o zelo pela segurança de seus dados e de seu equipamento.

 

Por questão de segurança, não é permitido o uso da rede sem fio da UFG para acesso a conteúdo pornográfico, pirataria de software, áudio ou vídeo e transmissão de qualquer material que possa violar questões de direito autoral, prejudicar, difamar ou agredir outros. A equipe de informática do Sibi/UFG, apoiada pela equipe do Cercomp/UFG, orienta ainda que o usuário evite o acesso a sites não-seguros, tendo em vista que a UFG não se responsabiliza por prejuízos que possam vir a ocorrer nos equipamentos dos usuários causados por vírus, por exemplo.

 

Ressalta ainda que os equipamentos têm formas diferentes de permitir o acesso à rede wireless. Logo, o ideal é que cada usuário consulte o manual do seu equipamento para habilitar a rede sem fio.


 

 

 

 

Fonte: Sibi/UFG