Treinamento

30 de novembro: Dia Internacional da Preservação Digital

Atualizada em 29/11/17 14:31.

A data foi declarada recentemente pela Coalizão de Preservação Digital (DPC) e visa celebrar as coleções preservadas, o acesso mantido e o entendimento promovido pela preservação de materiais digitais

Amanhã, 30 de novembro, a Rede Cariniana - Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) - comemorará, pela primeira vez, o Dia Internacional da Preservação Digital, data recentemente declarada pela Coalizão de Preservação Digital (DPC) (http://www.dpconline.org/events/international-digital-preservation-day).

A ação reunirá indivíduos e instituições de todo o mundo para celebrar as coleções preservadas, o acesso mantido e o entendimento promovido pela preservação de materiais digitais. O objetivo é também criar maior conscientização sobre a preservação digital, que se traduz em uma compreensão mais ampla que permeie todos os aspectos da sociedade - negócios, elaboração de políticas, boas práticas pessoais.

No Ibict serão realizadas algumas iniciativas para celebrar a data. Entre elas estão o lançamento do livro Tendências para a gestão e preservação da informação digital e uma ação de promoção da preservação digital, onde será oferecido aos colaboradores do instituto a migração de seus arquivos que ainda estão em disquetes para novas mídias.

O Ibict convida a todas as instituições para que promovam essa data nas suas instituições, compartilhando suas iniciativas de preservação digital nas mídias sociais, grupos e redes de pesquisa.

Aos profissionais da informação que têm desenvolvido políticas e práticas de gestão nessa área, também convida para que divulguem a data e participem por meio do #IDDP17 com depoimentos pessoais nas suas atividades de garantir a salvaguarda de seus acervos digitais.

Na UFG - A Biblioteca Central participa desde 2013 das ações da Rede Cariniana de preservação digital, disponibilizando o acervo de seus periódicos científicos em segurança por meio da Caixa Lokcss. A próxima coleção a ser preservada digitalmente será a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD).

Palestra - A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo realizará, no dia 30, uma palestra on-line, às 19h30, através do link <http://www.fespsp.org.br/aovivo> sobre a data comemorativa.

dia preserv digital

Fonte: Ibict