Laboratório de Acessibilidade Informacional

Atualizado em 23/10/17 08:44.

O Laboratório de Acessibilidade Informacional (LAI) nasceu de uma parceria entre o Sistema de Bibliotecas (Sibi) e o Núcleo de Acessibilidade da UFG com o objetivo de oferecer serviços e equipamentos de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência.

A finalidade do LAI é dar acessibilidade à comunicação e à informação para as pessoas com deficiência, viabilizando recursos tecnológicos para que possam usufruir das diversas situações pedagógicas comunicacionais e formativas a fim de assegurar que as pessoas com deficiência desfrutem em igualdade de oportunidade com as demais pessoas.

A primeira unidade do Laboratório de Acessibilidade Informacional do Sibi-UFG está localizada na Biblioteca Central (BC), Câmpus Samambaia.

Serviços prestados pelo LAI/BC:

- Acesso à lupa digital portátil;

- Ampliação de materiais bibliográficos impressos e digitais;

- Assinadores para auxilio no preenchimento de assinatura;

- Computadores adaptados com softwares leitores e ampliadores de tela;

- Digitalização e conversão de material para alunos cegos;

- Escaner digitalizador de imagens;

- Escaner leitor de livros;

- Folheador de páginas;

- Impressão em braile;

- Leitor de livros digitais;

- Regletes.

Em breve serão implantadas outras duas unidades do LAI no Sibi-UFG, uma na Biblioteca da Regional Catalão e outra na Biblioteca da Regional Goiás.

Veja sobre o LAI no Youtube, dentro do programa "Se liga na UFG", da TV UFG. O vídeo está com legendas e com audiodescrição e faz parte do projeto "Se inclui".

Icone LAI

Endereço: