Weby shortcut
facebook
expo Descarte 2

BC recebe a exposição "Do descarte à arte"

Começou dia 9 de novembro e vai até o dia 8 de dezembro a mostra idealizada pelos artistas plásticos Andrea Caetano e Maicon Soares

 

Com a missão de reaproveitar materiais resgatados de sucatas de indústrias, ferros velhos e oficinas mecânicas, os artistas plásticos Andrea Caetano e Maicon Soares trazem para a UFG a exposição “Do descarte à arte”, inaugurada na quinta-feira (9), no hall térreo da Biblioteca Central, Câmpus Samambaia.

Formada em arquitetura, Andrea conta que, ainda durante a faculdade, sempre teve apelo sustentável nos projetos que desenvolvia. “Sempre fui ativista nessa área. Durante o curso precisei desenvolver um e não sabia como fazer”, afirma, contando que, por ser um serralheiro com talento nato, Maicon tinha, em sua oficina, materiais descartados que poderiam ser úteis.

“Ele me auxiliou a produzir o objeto e a partir disso ele começou a gostar de produzir arte e aperfeiçoar o trabalho”, conta. Segundo ela, foi assim que começaram a moldar esculturas e luminárias. “Não tínhamos custo, então era possível produzir arte sem gerar despesas e, ao mesmo tempo, retirar do meio ambiente aquilo que as pessoas jogavam fora”, relata.

A artista plástica conta que para produzir peças menores levam em média 10 minutos, mas quando se trata de peças conceituais gastam até um mês para concluir o trabalho. “Temos que unir as peças para dar forma aos objetos, por isso levamos esse tempo para finalizar os objetos”, afirma. 

A exposição permanece na Biblioteca Central até o dia 8 de dezembro. A visitação é de segunda a sexta, das 7h15 às 22h.

 

 

expo Descarte 2 Uma das obras que estão expostas na mostra

Sobre

Os artistas são sócios do Estúdio Aramados, uma empresa que nasceu com o objetivo de mudar o conceito do 'novo'. Os objetos são feitos a partir do reaproveitamento daquilo que alguns consideram lixo.

Uma vez descartados, o artista Maicon Soares e a arquiteta Andréa Caetano absorvem o máximo, criando objetos para decorar e compor ambientes. A arte do estúdio pode ser definida como upcycling, pois o que é descartado, se transforma em produtos de maior valor e qualidade. O processo contempla os aspectos ambientais, tendo como principal objetivo desenvolver produtos e objetos que irão reduzir o uso dos recursos não-renováveis.

 

 

            expo Descarte 2 Mais uma das obras que podem ser vistas 

 

* Texto com informações da Assessoria de Comunicação do TJ/GO.

 

Fonte : Sibi/UFG

Listar Todas Voltar